RASTREABILIDADE NA OLIVICULTURA GAÚCHA: UM ESTUDO DAS DIMENSÕES DE CONSCIÊNCIA E ATITUDES SOB A ÓTICA DE SEUS AZEITÓLOGOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/igepec.v29i1.34186Palavras-chave:
rastreabilidade, olivicultura, agroindústria, azeite, recallResumo
O estudo analisou as variáveis de consciência e atitudes percebidas pelos especialistas em azeite do estado do Rio Grande do Sul, de modo a averiguar a utilização dos sistemas de rastreabilidade, o seu nível de entendimento sobre esse conceito, assim como a sua predisposição para investimentos na área. Para tal intento, foi enviado um questionário fechado aos gestores dos 22 lagares do estado gaúcho, sendo os dados analisados com o auxílio do software estatístico SPSS v.26. O questionário continha uma seção de dados demográficos e outra com um rol de sete sentenças extraídas da literatura, às quais o respondente deveria avaliar com base na estrutura likert de 5 pontos. Na avaliação da segunda seção, foi verificada a existência de associações por meio do teste não paramétrico Qui-Quadrado (χ²), modalidade tabela de referência cruzada, sendo que a intensidade dessa associação foi confirmada pela estimativa do coeficiente phi (Φ). Para confirmar a relação de dependência obtida pelo Qui-quadrado, foi utilizado o coeficiente rho de Spearman (ρ). Foram encontradas 4 associações significativas no relacionamento entre as variáveis de consciência (S1 a S5) e 5 associações significativas entre as variáveis de atitudes (S6 a S7) com as de consciência. Por fim, concluiu-se que, sob a ótica dos especialistas da área, a rastreabilidade contribui significativamente para a diminuição de custos com recall e otimização desse processo dentro da cadeia analisada.
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