ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE CANGUARETAMA

Autores

  • CLEISSON AILTON SILVA IFRN - Campus Canguaretama
  • Alice Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • MÁRCIO MARREIRO DAS CHAGAS IFRN - Campus Canguaretama

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.26928
Agências de fomento

Palavras-chave:

Percepção do residente, Desenvolvimento sustentável, Nível de interação, Emoções sentidas durante a interação.

Resumo

O estudo pretende analisar as percepções dos residentes sobre o desenvolvimento turístico e interação entre residentes e turistas em Canguaretama/RN. A pesquisa se caracteriza como descritiva , de natureza quantitativa, tipo survey, de corte transversal. A amostra foi realizada de modo não probabilístico e o sujeito escolhido pelo método por conveniência. A coleta de dados foi feita por meio de formulário, com afirmações em uma escala métrica de 11 pontos, obtendo um total de 126 formulários válidos. Os dados coletados foram analisados utilizando-se de estatísticas descritivas através do software Statistical Package for Social Science (SPSS 22.0). Dentre os resultados foi observado que os residentes têm elevadas percepções sobre os impactos positivos e baixas percepções no que diz respeito ao impactos negativos, moderado apego a comunidade, elevada percepção sobre os benefícios pessoais, baixa interação com os visitantes e emoções neutras durante a interação e apoio ao desenvolvimento turístico.

Biografia do Autor

CLEISSON AILTON SILVA, IFRN - Campus Canguaretama

Graduação em Gestão do Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Canguaretama.

Alice Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN), Especialista em Gestão da Qualidade de Serviços pela Universidade Potiguar (UNP) e Bacharel em Turismo pela UFRN.

MÁRCIO MARREIRO DAS CHAGAS, IFRN - Campus Canguaretama

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN). Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN) e Bacharel em Turismo pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

SILVA, C. A.; BARROS, A.; DAS CHAGAS, M. M. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE CANGUARETAMA. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 153–169, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.26928. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/26928. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos