AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO CONTRATO FUTURO DE FEIJÃO COMUM NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.28398

Palavras-chave:

Feijão Comum, Contrato Futuro, Viabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar o mercado de feijão brasileiro com a finalidade de avaliar a viabilidade de implantação de um contrato futuro de feijão comum no Brasil. Para verificar quais fatores afetam a viabilidade, foi utilizada a Teoria do Sucesso ou Fracasso de Contratos Futuros de Pennings e Leuthold (1999), enfocando na abordagem macro desta teoria. Os dados utilizados no trabalho são obtidos a partir da base de dados da FAOSTAT, IBGE, CONAB e CEPEA. Analisando a característica do produto e do mercado, os resultados mostram que dos oito aspectos analisados, quatro apresentam situações favoráveis (volatilidade de preços, tamanho do mercado físico, grau de concentração do mercado e integração vertical) e quatro desfavoráveis (perecibilidade e possibilidade de estocagem, homogeneidade e capacidade de mensuração, formas de comercialização e intervenção governamental). Portanto, de acordo com os resultados encontrados na abordagem macro não é possível uma implementação de um contrato futuro de feijão comum no Brasil.

Biografia do Autor

ALEXANDRE FLORINDO ALVES, UEM

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1993), Mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997) e Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000). Foi Coordenador Adjunto (2008 a 2010) e Coordenador (2010 a 2012) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado do Departamento de Economia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas e do Mestrado Profissional em Agroecologia, atualmente é o responsável pela Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional da mesma Universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Agronegócio e em Desenvolvimento Econômico e Regional baseado em Inovação Tecnológica.

Julyerme Matheus Tonin, uem

Bacharel em Ciências Econômicas pela UEM (2004), mestre em Economia Aplicada pela UFV (2009) e doutor em Economia Aplicada pela ESALQ (2019). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior na Universidade de Évora (2018) com apoio financeiro da CAPES. Participou de projetos de extensão financiados pelo Tribunal de Contas (TCE-PR), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá, ministrando a disciplina de: microeconomia, finanças públicas, comercialização agrícola e análise de projetos agropecuários. Trabalha como pesquisador e professor, com experiência na área de economia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: comercialização agrícola e mercado de derivativos. É membro, entre outras, da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER). 

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

DA SILVA, T.; HENRIQUE LUQUINI, R.; FLORINDO ALVES, A.; MATHEUS TONIN, J. . AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO CONTRATO FUTURO DE FEIJÃO COMUM NO BRASIL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 22–41, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.28398. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/28398. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos