AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO CONTRATO FUTURO DE FEIJÃO COMUM NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.28398Keywords:
Feijão Comum, Contrato Futuro, ViabilidadeAbstract
O presente artigo tem como objetivo estudar o mercado de feijão brasileiro com a finalidade de avaliar a viabilidade de implantação de um contrato futuro de feijão comum no Brasil. Para verificar quais fatores afetam a viabilidade, foi utilizada a Teoria do Sucesso ou Fracasso de Contratos Futuros de Pennings e Leuthold (1999), enfocando na abordagem macro desta teoria. Os dados utilizados no trabalho são obtidos a partir da base de dados da FAOSTAT, IBGE, CONAB e CEPEA. Analisando a característica do produto e do mercado, os resultados mostram que dos oito aspectos analisados, quatro apresentam situações favoráveis (volatilidade de preços, tamanho do mercado físico, grau de concentração do mercado e integração vertical) e quatro desfavoráveis (perecibilidade e possibilidade de estocagem, homogeneidade e capacidade de mensuração, formas de comercialização e intervenção governamental). Portanto, de acordo com os resultados encontrados na abordagem macro não é possível uma implementação de um contrato futuro de feijão comum no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.