O programa de demissão voluntário oferece influência no clima organizacional de uma agência da empresa brasileira de correios e telégrafos da região do Paranhana/RS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30384

Palavras-chave:

Clima Organizacional; Programa de Demissão Voluntária; Correios.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar a influência do Programa de Demissão Voluntário no clima organizacional de uma agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos localizada na região do Paranhana/RS. O clima organizacional atrai atenção da área de gestão de pessoas das organizações, sejam instituições públicas ou privadas, já que a consolidação de um clima organizacional negativo, em empresas públicas, pode desmotivar os empregados e refletir de forma negativa no atendimento ao público. Foi realizada uma pesquisa com 7 empregados que trabalham em uma agência dos Correios da região do Paranhana/RS e utilizado um questionário contendo perguntas fechadas, conforme o modelo de pesquisa de clima organizacional proposto por Sbragia (1983) - e 4 perguntas abertas - sendo os dados tratados conforme análise estatística. Os resultados obtidos por meio do estudo não permitem afiançar, de forma categórica, que o Programa de Demissão Voluntário influencia no clima organizacional da empresa pesquisada. Porém a média encontrada através das 20 categorias estudadas (3,17) indica a possibilidade de que o referido programa dos Correios pode estar afetando o clima organizacional, também é importante ressaltar que a categoria Reconhecimento, que indica o quanto a empresa valoriza os funcionários que performam acima da média, apresentou o pior indicador entre os analisados (2,29).

Biografia do Autor

GRINGS, J. A., Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Bacharel em Administração de Empresas. Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS).

OLIVEIRA, T., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

KWECKO, F. R., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Bacharel em Administração de Empresas. Mestre em Gestão Educacional. Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS).

GONÇALVES, F. G., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Bacharel em Ciências Sociais. Mestre e Doutor em Sociologia. Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS).

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

GRINGS, J. A.; DE OLIVEIRA, T.; KWECKO, F. R.; DE GONÇALVES, F. G. O programa de demissão voluntário oferece influência no clima organizacional de uma agência da empresa brasileira de correios e telégrafos da região do Paranhana/RS?. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.30384. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/30384. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos