O programa de demissão voluntário oferece influência no clima organizacional de uma agência da empresa brasileira de correios e telégrafos da região do Paranhana/RS?
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30384Palabras clave:
Clima Organizacional; Programa de Demissão Voluntária; Correios.Resumen
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar a influência do Programa de Demissão Voluntário no clima organizacional de uma agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos localizada na região do Paranhana/RS. O clima organizacional atrai atenção da área de gestão de pessoas das organizações, sejam instituições públicas ou privadas, já que a consolidação de um clima organizacional negativo, em empresas públicas, pode desmotivar os empregados e refletir de forma negativa no atendimento ao público. Foi realizada uma pesquisa com 7 empregados que trabalham em uma agência dos Correios da região do Paranhana/RS e utilizado um questionário contendo perguntas fechadas, conforme o modelo de pesquisa de clima organizacional proposto por Sbragia (1983) - e 4 perguntas abertas - sendo os dados tratados conforme análise estatística. Os resultados obtidos por meio do estudo não permitem afiançar, de forma categórica, que o Programa de Demissão Voluntário influencia no clima organizacional da empresa pesquisada. Porém a média encontrada através das 20 categorias estudadas (3,17) indica a possibilidade de que o referido programa dos Correios pode estar afetando o clima organizacional, também é importante ressaltar que a categoria Reconhecimento, que indica o quanto a empresa valoriza os funcionários que performam acima da média, apresentou o pior indicador entre os analisados (2,29).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.