Educação, turismo rural e sustentabilidade: diagnóstico organizacional do Instituto Pedra da Mata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30836

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Aprendizagem, Permacultura, Agroecologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar o Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata, localizado em Santa Tereza do Oeste-PR. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas de forma remota aos dois fundadores do instituto e a seis pessoas que visitaram ou participaram de cursos no instituto. A pesquisa foi sistematizada através do estudo de caso interdisciplinar, aplicando-se as análises na Matriz FOFA. Uma das principais forças do instituto é a dimensão da sustentabilidade empregada em suas atividades e processos, enquanto que uma das oportunidades é o fortalecimento do turismo rural. Como fraquezas, foram evidenciadas: preço, padronização e capacidade de produção. E como principais ameaças revelam-se os mercados, feiras tradicionais e a falta de sucessão familiar. Contudo, diante da Covid-19 o instituto conseguiu se adaptar e pela oferta de hospedagem mitigou impactos econômicos. Como referência sustentável, o instituto de destaca em uma nova forma de produção, construção e vivências.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Ana Carolina Dalla Valle, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Nain Nogara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Fernanda Aline Gunkel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Wilson João Zonin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Doutora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clério Plein, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Doutor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

02-08-2023

Como Citar

NEPOMOCENO, T. A. R.; DALLA VALLE, A. C. .; NOGARA, N. .; GUNKEL, F. A. .; ZONIN, W. J. .; CARNIATTO, I.; PLEIN, C. . Educação, turismo rural e sustentabilidade: diagnóstico organizacional do Instituto Pedra da Mata . Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.30836. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/30836. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos