Educação, turismo rural e sustentabilidade: diagnóstico organizacional do Instituto Pedra da Mata
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30836Palabras clave:
Desenvolvimento Sustentável, Aprendizagem, Permacultura, AgroecologiaResumen
O objetivo deste estudo foi caracterizar o Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata, localizado em Santa Tereza do Oeste-PR. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas de forma remota aos dois fundadores do instituto e a seis pessoas que visitaram ou participaram de cursos no instituto. A pesquisa foi sistematizada através do estudo de caso interdisciplinar, aplicando-se as análises na Matriz FOFA. Uma das principais forças do instituto é a dimensão da sustentabilidade empregada em suas atividades e processos, enquanto que uma das oportunidades é o fortalecimento do turismo rural. Como fraquezas, foram evidenciadas: preço, padronização e capacidade de produção. E como principais ameaças revelam-se os mercados, feiras tradicionais e a falta de sucessão familiar. Contudo, diante da Covid-19 o instituto conseguiu se adaptar e pela oferta de hospedagem mitigou impactos econômicos. Como referência sustentável, o instituto de destaca em uma nova forma de produção, construção e vivências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.