ANÁLISES DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA DESENVOLVIMENTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2010 A 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i2.31931

Palavras-chave:

Complexidade Econômica, Desenvolvimentismo, Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo é uma Revisão Sistemática de Literatura (RS) acerca de pesquisas de complexidade econômica com vieses desenvolvimentistas. Espera-se poder contribuir com futuras pesquisas ao se fornecer um caminho de acesso iluminado a um conteúdo secundário relevante sobre o que foi publicado em análises de complexidade econômica, especificamente, àquelas que abordaram desenvolvimento econômico, estruturas produtivas e redes de comércio internacional – três categorias de análise. A partir da busca inicial pela string Economic Complexity nas bases de dados SCOPUS e Web of Science, um protocolo de ações para filtragem, recorte e refinamento de busca foi aplicado. O objetivo foi direcionar a RS para pesquisas que revelassem indícios e caracteres desenvolvimentistas exclusivamente das próprias pesquisas de complexidade econômica. Para tanto, os autores usaram de específicas estratégias de busca ao propor um conjunto de termos teóricos destrinchados das três categorias de análise. Embasando parte dos Critérios de Seleção dos artigos nesses termos teóricos, esta RS mostrou sua diferenciação e propósito, sem deixar de lado o rigor metodológico. O resultado das buscas retornou 204 artigos, dos quais, 85 foram selecionados, ficando divididos e classificados como low, high, e very high relevantes para com o propósito da pesquisa. Por fim, 18 artigos foram recomendados.

Biografia do Autor

Fernan Martins Fernandes Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Administração e Economista pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Tem experiência em pesquisa nas áreas de Teoria das Organizações, Desenvolvimento Econômico e Comércio Internacional. Aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD) da ESAN.

Elcio Gustavo Benini, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Administração e Administração Pública da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Tem experiência em pesquisa nas áreas de Epistemologia em Estudos Organizacionais, Teoria Crítica das Organizações, Trabalho Associado, Economia Solidária e Autogestão.

Leandro Carlos Alves Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). Tem experiência em pesquisa nas áreas de Teoria das Organizações, Sustentabilidade e Sociologia do Campo.

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

MARTINS FERNANDES FERREIRA, F.; GUSTAVO BENINI, E.; ALVES BEZERRA, L. C. ANÁLISES DE COMPLEXIDADE ECONÔMICA DESENVOLVIMENTISTAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2010 A 2021). Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i2.31931. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/31931. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos