POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS FAVORÁVEIS E CONTRÁRIOS ÀS COTAS NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i2.34828

Resumo

As ações afirmativas são ações implantadas para reduzir o desequilíbrio entre grupos sociais, eliminando barreiras, formais e informais (preconceito, discriminação), que impeçam o acesso de certos grupos ao ensino superior. No ensino superior federal brasileiro a política afirmativa se materializa, desde 2012, na reserva de vagas (cotas) para estudantes de baixa renda, egressos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas (incluídos em 2023) e pessoas com deficiência. O tema desperta opiniões divergentes e esse trabalho objetiva apresentar os argumentos contrários e favoráveis à lei de cotas no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica aponta-se que o principal argumento favorável é a inclusão, promoção da igualdade de oportunidades e diversidade social. Os contrários apontam que as cotas ameaçam a meritocracia e defendem a igualdade racial. Compreender os argumentos de cada grupo é essencial para o fortalecimento de uma sociedade democrática que valoriza e respeita a diversidade de opiniões. Além disso contribui para a formulação e melhoria de políticas públicas.

Biografia do Autor

Tatiane Mattei

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegocio na Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE

Lucir Reinaldo Alves, UNIOESTE, CAMPUS TOLEDO-PR, BRASIL

Doutor em Geografia (2016), com especialização em Planejamento Urbano e Regional, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa

Conceição Rego, UNIVERSIDADE DE EVORA

Doutora em Economia pela Universidade de Évora (Portugal)

Downloads

Publicado

02-04-2025

Como Citar

MATTEI, T. S.; REINALDO ALVES, L.; PEIXE REGO, M. da C. POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS FAVORÁVEIS E CONTRÁRIOS ÀS COTAS NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL BRASILEIRO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/gdemrevista.v10i2.34828. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/34828. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos