POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS FAVORÁVEIS E CONTRÁRIOS ÀS COTAS NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i2.34828Resumo
As ações afirmativas são ações implantadas para reduzir o desequilíbrio entre grupos sociais, eliminando barreiras, formais e informais (preconceito, discriminação), que impeçam o acesso de certos grupos ao ensino superior. No ensino superior federal brasileiro a política afirmativa se materializa, desde 2012, na reserva de vagas (cotas) para estudantes de baixa renda, egressos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas (incluídos em 2023) e pessoas com deficiência. O tema desperta opiniões divergentes e esse trabalho objetiva apresentar os argumentos contrários e favoráveis à lei de cotas no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica aponta-se que o principal argumento favorável é a inclusão, promoção da igualdade de oportunidades e diversidade social. Os contrários apontam que as cotas ameaçam a meritocracia e defendem a igualdade racial. Compreender os argumentos de cada grupo é essencial para o fortalecimento de uma sociedade democrática que valoriza e respeita a diversidade de opiniões. Além disso contribui para a formulação e melhoria de políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.