POLÍTICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, GESTÃO DO SUAS E A INTERFACE COM A VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

Autores

  • Bruna Fernanda Itaoui Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Virginia de Souza
  • Vandete Arcoverde Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i2.34867

Palavras-chave:

Pollítica pública, Assistência Social, Vigilância socioassistencial

Resumo

Este artigo aborda a assistência social em sua trajetória histórica no Brasil, desde o viés de amparo aos mais necessitados até o patamar de Política Pública, a partir da CF/1988, constituindo o tripé da Seguridade Social.  O texto discute as funções da Política da Assistência Social, enfocando a Vigilância Socioassistencial enquanto campo de conhecimento e sua interface da Gestão da Política da Assistência Social. A Vigilância Socioassistencial, desde 2004, vem se consolidando como objetivo da Política da Assistência Social, no que diz respeito à produção de dados, indicadores e mapeamento dos territórios, ao conhecimento da realidade local, compondo a Assistência Social juntamente com a Proteção Social e a defesa de direitos sociais à população mais vulnerável. Ao produzir dados e indicadores dos territórios, principalmente em áreas de vulnerabilidade, a Vigilância Socioassistencial torna-se relevante no campo das emergências, em apoio às situações de desastres e calamidades.

Biografia do Autor

Bruna Fernanda Itaoui, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCSA/UEPG)

Virginia de Souza

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Vandete Arcoverde Silva

Especialização em gestão pública com ênfase no SUAS pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

02-04-2025

Como Citar

ITAOUI, B. F.; DE SOUZA, V.; ARCOVERDE SILVA, V. POLÍTICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, GESTÃO DO SUAS E A INTERFACE COM A VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL . Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/gdemrevista.v10i2.34867. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/34867. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos