EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i2.34872Palavras-chave:
Comportamento financeiro; Conhecimento financeiro; Educação financeira.Resumo
A educação financeira torna o indivíduo mais preparado para administrar adequadamente seus recursos financeiros, geralmente escassos. Para tratar desse tema, esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino médio do interior do estado do Paraná, com os objetivos de avaliar o conhecimento financeiro básico dos estudantes e conhecer o comportamento financeiro familiar, na percepção dos participantes. Trata-se de abordagem quantitativa, pesquisa descritiva e coleta de dados por meio de questionário, respondido por 110 estudantes. Foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para apuração de frequências dos dados e aplicação da técnica Chi-Square. Os resultados mostraram que 74% dos estudantes possuíam conhecimento financeiro básico ao atingirem score igual ou superior a 70% de acertos, os quais se concentraram em quatro questões relacionadas a retorno e risco investimentos, noção de inflação, finalidade de seguros e operação matemática de divisão. Para 50% dos estudantes, a família foi a principal fonte de conhecimento financeiro. Entre os principais pontos do comportamento financeiro familiar, observou-se que, apesar da existência de planejamento de compras ocorriam compras não planejadas. A prática do orçamento e reserva para emergência estavam presentes em 55% e 61% das famílias, respectivamente. Houve poucas diferenças estatisticamente significativas entre perfil socioeconômico e conhecimento financeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.