HEDGE ESTÁTICO E DINÂMICO PARA CONTRATOS FUTUROS DO BOI GORDO NA B3: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.28355Keywords:
Efetividade, Razão ótima de hedge, Modelo VEC, Modelo GARCH BEKKAbstract
Tendo em vista a flutuação de preço no mercado e o longo período de maturação do investimento em gado de corte, é de interesse do agente racional tomar decisões que mitiguem eventuais perdas associadas a eventos não previstos. Dessa forma, o presente estudo busca analisar a efetividade da estratégia de hedge em contratos futuros de boi gordo, negociados na B3, como mecanismo financeiro de proteção ao risco de preço para os produtores de boi gordo, comparando as razões ótimas de hedge estático obtido por um modelo Vetorial de Correção de Erro - VEC com a razão ótima de hedge dinâmico obtida via modelo GARCH BEKK. O período da análise se estende de 2015 a 2020 e considera os preços no mercado doméstico. No estudo, foi constatado que a efetividade obtida no modelo dinâmico supera o modelo estático em poucas casas decimais. Apesar disso, em média a razão ótima de hedge dinâmico é menor que o estático.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.