INOVAÇÃO E COMPETIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i1.12230Palabras clave:
Arranjos Produtos Locais. Polo Industrial. Inovação e Competição. Indústria Confecção.Resumen
O objetivo principal desta pesquisa é fazer uma caracterização do Arranjo Produtivo de Confecção do Agreste pernambucano e levantar evidências do perfil das empresas que investem em controle de qualidade e que produzem com algum nível de diferenciação dos produtos comercializados no mercado local. O trabalho utilizou como fonte principal de dados uma pesquisa de campo realizada no Agreste do Estado de Pernambucano, nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, a qual abrangeu 945 empresas. Os resultados sugerem que as empresas menos propensas a investir em controle de qualidade têm o seguinte perfil: i) não possuem marca própria; ii) estão localizadas no município de Santa Cruz do Capibaribe; iii) toda a sua produção é comercializada em feiras; iv) não comercializam em loja própria; v) não atuam no segmento de moda jovem; e vi) todos os funcionários são pessoas da família do proprietário da empresa. Por outro lado, se a empresa está localizada no município de Caruaru, tem marca própria, vende toda a sua produção em lojas próprias, atua no segmento da moda jovem, e a empresa não é familiar, tem 100% de chances de investir em controle de qualidade.
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