ANÁLISE DAS CAPACIDADES DE INOVAÇÃO EM ECONOMIAS EMERGENTES: ESTUDOS SOBRE A EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A.
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.19620Palabras clave:
Gestão da Inovação, Capacidades, Economias EmergentesResumen
O objetivo desse estudo foi analisar o processo inovação de uma empresa brasileira que se destaca na gestão da inovação, a empresa Natura Cosméticos S.A. Como base teórica que sustenta o estudo foi adotado um modelo proposto por Zawislak et al. (2014). O procedimento metodológico caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, quanto ao tratamento dos dados, a pesquisa adotou tratamento qualitativo a partir de relatórios de gestão fornecidos aos investidores e entrevista semiestruturada com um executivo da empresa. As atividades de inovação foram identificadas e alinhadas ao modelo de capacidades de inovação proposto por Zawislak et al. (2014) e as capacidades de inovação da Natura Cosméticos S.A. puderam ser relacionadas com os resultados nas dimensões tecnológicas e econômicas. Foi possível identificar que a empresa a desenvolve inovação de maneira diferenciada, buscando novidades no mercado, desenvolvendo novas tecnologias internamente, mas sobretudo buscando parcerias com outras instituições por meio da inovação aberta e em rede. Esta pesquisa pode colaborar para a inovação desenvolvida por empresas brasileiras que possuem um modo de realizar tecnologia diferente de empresas alocadas em países desenvolvidos e foi capaz de identificar como a inovação acontece dentro de uma firma inovadora em um país emergente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.