Fabricação de alimentos e de móveis no oeste catarinense: uma análise descritiva e espacial para o emprego formal em 2000, 2010 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30258Resumen
Este trabalho busca analisar o emprego formal das atividades de fabricação de alimentos e de móveis na mesorregião Oeste Catarinense nos anos de 2000, 2010 e 2020. Realiza-se análise descritiva e Análise Exploratória dos Dados Espaciais (AEDE), com dados obtidos na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, para alguns grupos e algumas classes de atividades econômicas de acordo com a CNAE (versão 2.0). Foi possível concluir que há presença de autocorrelação espacial, indicando que o emprego formal nas atividades de fabricação de produtos de alimentos e de móveis possui padrão espacial entre os municípios da mesorregião Oeste Catarinense, tendo sido identificados alguns clusters do tipo Alto-Alto em ambos os setores. Embora os clusters identificados não sejam grandes e bem estabelecidos, a produção de alimentos e a produção de móveis está bem distribuída pela mesorregião como um todo, e a análise descritiva permite perceber a relevância dessas indústrias nas cidades em que se localizam.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.