A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i1.33270

Palabras clave:

Condições de trabalho, Relacionamento interpessoal, Práticas de Recursos Humanos, Satisfação dos Clientes

Resumen

Diante de um mundo competitivo, as organizações vêm demonstrando cada vez mais interesse nos fatores que influenciam o clima organizacional, pois sabem que este possui impacto na produtividade. O objetivo do presente estudo é compreender os elementos que exercem impacto sobre o clima organizacional de uma agência concessionária de energia elétrica, e como tais influências repercutem do ponto de vista tanto do cliente quanto do colaborador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com aplicação de questionário estruturado junto aos colaboradores e clientes. Os resultados evidenciaram que a motivação se dá devido a reciprocidade entre colegas de trabalho e que o impacto da convivência reflete em um atendimento de qualidade. Embora nem sempre a gestão esteja alinhada aos desejos de seus colaboradores, a qualidade na prestação do atendimento ainda é percebida. Os achados deste estudo destacam a importância de direcionar esforços para aprimorar o ambiente organizacional e cultivar equipes de atendimento que possuam competências e traços pessoais que promovam uma experiência satisfatória para todas as partes envolvidas.

Biografía del autor/a

Aline Bezerra da Silva Renovato, UEMS

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Heloiza Cristina Holgado-Silva

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui Mestrado em Agronegócios na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), graduação em Administração pela UFGD e graduação em Análise de Sistemas pela UFMS. Especialização em Gestão Empreendedora de Negócios (2007) pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

Publicado

11-09-2024

Cómo citar

BEZERRA DA SILVA RENOVATO, A.; HOLGADO-SILVA, H. C. A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/gdemrevista.v10i1.33270. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/33270. Acesso em: 15 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos