O ENSINO DA SUSTENTABILIDADE: POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i2.13437Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação, UniversidadeResumo
A educação, inserida no contexto da sustentabilidade, exerce uma função essencial em busca da consciência ambiental e o consequente comportamento sustentável. Desse modo, as instituições de ensino superior possuem um papel fundamental no compromisso de educar e incentivar práticas sustentáveis. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar a inserção da temática da sustentabilidade no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), verificando a presença do tema nas disciplinas ministradas nesta instituição. Para atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa infométrica, de caráter descritivo e natureza qualitativa, identificando a inserção e a utilização das palavras-chave relacionadas ao tema nas disciplinas ministradas nesta universidade. Entre os resultados, destacam-se os cursos “Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental”, “Engenharia Sanitária e Ambiental” e “Geografia - Licenciatura Plena” entre aqueles que mais abordam a referida temática. Entre as áreas de conhecimento, ressalta-se a Geografia, seguida da Gestão Ambiental e das Engenharias. O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) destaca-se entre aqueles com maior presença de disciplinas relacionadas à temática. Por fim, cita-se a disciplina de Direito Ambiental, considerada aquela mais vezes ofertada, relacionada à sustentabilidade, na UFSM.
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