ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONTROLES INTERNOS A PARTIR DA METODOLOGIA COSO: APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.19022
Agências de fomento
Palavras-chave:
Metodologia COSO. Procedimentos de controles internos. Gestão de Riscos.Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a eficácia dos procedimentos de controles internos, a partir da metodologia COSO, em uma empresa do ramo industrial. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa é definida como um estudo de caso, com caráter descritivo e abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de um check list, no segundo semestre de 2016, aplicado para uma amostra de 21 colaboradores de uma empresa que atua no segmento alimentício, localizada na cidade de São Lourenço do Oeste - SC. Os resultados foram analisados a partir dos elementos que compõem a estrutura COSO, destacando-se quanto ao (i) ambiente de controle: necessidade de intensificar programas de treinamento e melhorar a postura dos gestores; (ii) avaliação de riscos: deve-se aprimorar identificação e prevenção dos riscos; (iii) atividades de controle: determinar as responsabilidades nos processos e segregar as funções; (iv) informação e comunicação: indica-se aumentar o nível de confiabilidade dos dados gerados e estabelecer comunicação entre gestores e todos os colaborares; e (v) monitoramento: deve-se segregar as funções visando evitar conflitos de interesses. De forma geral, a metodologia COSO demonstra-se importante na identificação de falhas existentes nos procedimentos de controles internos, na evidenciação de melhorias e no aperfeiçoamento dos processos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
02-08-2018
Como Citar
LIZOT, M.; SASSO, S.; KRÜGER, S. D.; THESARI, S. S.; TROJAN, F. ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE CONTROLES INTERNOS A PARTIR DA METODOLOGIA COSO: APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 38–54, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i1.19022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19022. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.