O desempenho dos estudantes de ensino médio da rede pública é melhor em cidades com maior presença do Programa Bolsa Família?
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.29346Palavras-chave:
investimentos em educação; políticas públicas; ações afirmativas; desempenho escolar.Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a relação entre Bolsa Família e o desempenho dos estudantes de ensino médio de escolas públicas, através de um banco de dados compreendido entre 2009 e 2016. A estimação do modelo constitui em um painel de efeito fixos, que analisa o impacto de variáveis que mudam ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que renda, incidência do bolsa família, indicadores de educação e raça municipais são fatores importantes para o melhor desempenho dos jovens da rede pública municipal no Exame. À guisa de conclusão, recorre-se à necessidade de romper com o círculo vicioso da desigualdade, ampliando e adotando ações afirmativas que mantenham o estudante na escola, tais como Bolsa Família, ao mesmo tempo em que investimentos precisam se realizar na qualidade destas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.