“Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar”: ecos da ralé brasileira e o estado de bem-estar social
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30630Resumo
O presente estudo visa discorrer sobre a tessitura das desigualdades sociais no Brasil, engendradas a partir da colonização, da escravidão e do extermínio de povos em solo brasileiro, relacionando-as com o Estado de bem-estar social. Objetiva-se analisar a trajetória do povo brasileiro partindo da invasão dos europeus na ilha Brasil, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica com o uso de livros clássicos e artigos que versam sobre o tema. Ademais, o material coletado e as análises realizadas demonstraram que o Brasil, apesar de ser um território copioso em diversidade cultural, étnica e social, mantém as cicatrizes da colonização e do escravismo, estas que podem ser observadas com base nos índices de pobreza, desemprego e na estrutura das periferias em grandes centros urbanos, formando uma ralé brasileira, excluída e desigual, resultantes das mazelas do colonialismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.