A RODA DE CONVERSA COMO GÊNERO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19407Palavras-chave:
Educação infantil., Roda de conversa, Gêneros discursivos.Resumo
A Roda de Conversa configura-se como espaço formativo para o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil. Este artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado, realizada em 2015, sobre a Roda de Conversa com um grupo de crianças de três a cinco anos, em três instituições públicas de Educação Infantil, do município de Francisco Beltrão, Paraná, com o objetivo de identificar os aspectos formativos que essa prática favorece na constituição do sujeito/ criança. A pesquisa foi realizada por observações e áudio-gravações, para apreender os diálogos dos sujeitos e o movimento de circulação dos conteúdos culturais na sua realização. A análise baseia-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural de Vigotski e na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin, pelos quais situamos a Roda de Conversa como gênero discursivo secundário que permite o movimento dialógico e a interação dos sujeitos, para expressão de suas vozes. Os resultados apontam para a potencialidade formativa da Roda de Conversa, à medida que as interações nela promovidas possibilitam o diálogo entre os conhecimentos infantis e suas relações com os saberes escolares; apresenta-se, também, como um espaço que promove o diálogo, valoriza a singularidade infantil, permite a construção de valores e saberes culturais e a democratização do saber.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.