ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO NO ENSINO DA LÍINGUA MATERNA

Autores

  • Renira Lisboa Moura Lima

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v3i1.20385
Agências de fomento

Palavras-chave:

organização dos conteúdos — carências educacionais - integração

Resumo

Propõe-se uma organização dos conteúdos e das habilidades no ensino da língua materna, aplicando-se os princípios norteadores de seleção e seqienciação, de forma que as experiências de aprendizagem decorrentes levem a suprir as carências educacionais previsíveis ou diagnosticadas, através de um planejamento geral e de um plano de trabalho específico para a sala de aula caracterizados pela integração como uma interpretação do projeto pedagógico da escola, devidamente orientado pelos parâmetros curriculares nacionais (PCN); toma-se como exemplo, o conhecimento prevísivel das formas de indicação das pessoas do discurso, relacionadas a tempos verbais do modo indicativo, comparando-se o paradigma geral da língua portuguesa com os subparadigmas dos alunos, de classes favorecidas e desfavorecidas, e comprovando-se a integração dos conteúdos entre si e a integração de conteúdos e habilidades.

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Publicado

04-09-2018

Como Citar

MOURA LIMA, R. L. ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO NO ENSINO DA LÍINGUA MATERNA. Ideação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 57, 2018. DOI: 10.48075/ri.v3i1.20385. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/20385. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos