ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO NO ENSINO DA LÍINGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v3i1.20385Palavras-chave:
organização dos conteúdos — carências educacionais - integraçãoResumo
Propõe-se uma organização dos conteúdos e das habilidades no ensino da língua materna, aplicando-se os princípios norteadores de seleção e seqienciação, de forma que as experiências de aprendizagem decorrentes levem a suprir as carências educacionais previsíveis ou diagnosticadas, através de um planejamento geral e de um plano de trabalho específico para a sala de aula caracterizados pela integração como uma interpretação do projeto pedagógico da escola, devidamente orientado pelos parâmetros curriculares nacionais (PCN); toma-se como exemplo, o conhecimento prevísivel das formas de indicação das pessoas do discurso, relacionadas a tempos verbais do modo indicativo, comparando-se o paradigma geral da língua portuguesa com os subparadigmas dos alunos, de classes favorecidas e desfavorecidas, e comprovando-se a integração dos conteúdos entre si e a integração de conteúdos e habilidades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.