Práticas corporais como componente da cultura quilombola no sudoeste de Goiás

comunidade do Cedro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29093

Palavras-chave:

Comunidade Quilombola, Práticas Corporais, Cultura

Resumo

Este trabalho objetivou identificar a presença das práticas corporais em uma comunidade quilombola no sudoeste do estado de Goiás. As práticas corporais foram desenvolvidas pelo ser humano no decorrer do tempo histórico, permitindo o desenvolvimento das potencialidades corporais e culturais. A cultura dos quilombolas está diretamente ligada à história de escravidão e perversidade sofridas pelos negros vindos da África, que, em sua diáspora, trouxeram consigo costumes e crenças que se traduziram pelo movimento dos corpos: dança, esporte, brincadeira, jogos e músicas. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de aprofundar o entendimento do contexto histórico-cultural das comunidades negras e dar suporte à análise. Realizou-se também uma entrevista semiestruturada com um membro da comunidade quilombola do Cedro. A pesquisa bibliográfica e a entrevista permitiram analisar as informações à luz do referencial teórico adotado. Observou-se que a prática de esportes e dança, além de presentificar as tradições, é a principal ferramenta de exposição e integração da comunidade com a sociedade, causando sentimentos de satisfação e pertencimento.

Biografia do Autor

Raiane Sebastiana Souza Berigo, Universidade Federal da Jataí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (UFJ), com bolsa CAPES. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES).

Cátia Regina, Universidade Federal de Jataí

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia (2006), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (1997). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí com atuação no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura). Interesse de orientação em temas relacionados aos Fundamentos da Educação e da Educação Física; às determinações sociais do processo saúde-doença; à formação humana, Karl Marx, István Mészáros e ontologia.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

BERIGO, R. S. S. .; ASSIS ALMEIDA LEAL, C. R. . Práticas corporais como componente da cultura quilombola no sudoeste de Goiás: comunidade do Cedro. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 106–121, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29093. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29093. Acesso em: 16 abr. 2024.