LAS PRÁCTICAS CORPORAL COMO COMPONENTE DE LA CULTURA QUILOMBOLA EN EL SUROESTE DE GOIÁS

COMUNIDAD DE CEDRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29093

Palabras clave:

Comunidade Quilombola, Práticas Corporais, Cultura

Resumen

Este trabalho objetivou identificar a presença das práticas corporais em uma comunidade quilombola no sudoeste do estado de Goiás. As práticas corporais foram desenvolvidas pelo ser humano no decorrer do tempo histórico, permitindo o desenvolvimento das potencialidades corporais e culturais. A cultura dos quilombolas está diretamente ligada à história de escravidão e perversidade sofridas pelos negros vindos da África, que, em sua diáspora, trouxeram consigo costumes e crenças que se traduziram pelo movimento dos corpos: dança, esporte, brincadeira, jogos e músicas. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de aprofundar o entendimento do contexto histórico-cultural das comunidades negras e dar suporte à análise. Realizou-se também uma entrevista semiestruturada com um membro da comunidade quilombola do Cedro. A pesquisa bibliográfica e a entrevista permitiram analisar as informações à luz do referencial teórico adotado. Observou-se que a prática de esportes e dança, além de presentificar as tradições, é a principal ferramenta de exposição e integração da comunidade com a sociedade, causando sentimentos de satisfação e pertencimento.

Biografía del autor/a

Raiane Sebastiana Souza Berigo, Universidade Federal da Jataí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Jataí (UFJ), com bolsa CAPES. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES).

Cátia Regina Assis Almeida Leal, Universidade Federal de Jataí

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia (2006), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (1997). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí com atuação no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura). Interesse de orientação em temas relacionados aos Fundamentos da Educação e da Educação Física; às determinações sociais do processo saúde-doença; à formação humana, Karl Marx, István Mészáros e ontologia.

Publicado

30-06-2022

Cómo citar

BERIGO, R. S. S. .; ASSIS ALMEIDA LEAL, C. R. . LAS PRÁCTICAS CORPORAL COMO COMPONENTE DE LA CULTURA QUILOMBOLA EN EL SUROESTE DE GOIÁS: COMUNIDAD DE CEDRO. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 106–121, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29093. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29093. Acesso em: 20 sep. 2025.