A constituição identitária de uma mulher reincidente no sistema prisional
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30077Palavras-chave:
Constituição, Mulher, Estigma, IdentidadeResumo
O presente artigo descreve a importância das relações de gênero para a construção identitária da mulher, assim como a constituição de uma identidade social estigmatizada, formada muitas vezes pelo preconceito por se encontrar em uma posição contrária, desejada pela sociedade, nesse caso uma mulher reincidente no sistema prisional. Para isso, foi utilizado na elaboração deste artigo as concepções de Michelle Perrot (2015), Erving Goffmam (2004), Lombroso & Ferrero (2002), Stuart Hall (2006), entre outros como fundamentação teórica, além de uma entrevista coletada de uma ex-presidiária do sistema penitenciário Evaristo de Morais no município de Sena Madureira – AC. Portanto, entende-se que a mulher criminosa ou criminalizada carrega em sua identidade, marcas de um estigma social que se torna difícil de desconstrução, seja por ela ou pela sociedade. Desta forma, o presente artigo pretende demonstrar o quanto os padrões sócio-culturais interferem na identidade e na vida de uma mulher que já carrega em sua construção identitária marcas de violências e dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.