Marcha das Margaridas e seu ativismo político

uma análise histórica

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista
  • Marluce Marcondes Gonçalves Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30778

Palavras-chave:

Movimento Social Feminino, Movimento do Campo, Marcha das Margaridas, Brasil

Resumo

A Marcha das Margaridas representa uma ação estratégica de mulheres do campo e floresta que integram permanentemente o MSTTR- Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, evento este que ocorre a cada quatro anos na cidade de Brasília-DF. O artigo pretende caracterizar a iniciativa que estas mulheres tomaram diante do cenário da luta agrária, luta pelo fim da discriminação e violência contra a mulher do campo e da floresta, dando visibilidade às mulheres e conquistas nas esferas públicas. A primeira Marcha das Margaridas ocorreu em 2000, e a partir de então o movimento tem se revelado organizado e de mobilização nacional, tornou-se reconhecido como o maior pela ação das mulheres na América Latina. Este estudo tem como objetivo analisar a Marcha a partir de sua gênese sob um aspecto historiográfico e observar a sua atuação no campo político brasileiro, na articulação entre sua organização e suas reinvindicações políticas. Desse modo, essa pesquisa visa caracterizar também o ativismo social como protagonismo, proporcionando transformações na vida destas mulheres no nível individual e comunitário. Do ponto de vista metodológico, esse artigo está baseado em pesquisa qualitativa de cunho histórico, bibliográfico e documental, seguindo uma abordagem dialética e crítica, com os procedimentos de pesquisa exploratória e descritiva.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo, campus São João da Boa Vista

Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Foi Coordenador de Extensão do IFSP-SBV entre 2021 e 2022. Foi Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu "Especialização em Humanidades" de 2018 a 2021. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da UNESP-Rio Claro. Tem Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Computação Aplicada à Educação Básica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/NEAD). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNESP-Rio Claro, Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras e História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da UNESP, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 7 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro dos grupos de pesquisa CNPq GETERR, DITER, "Estruturas de Governança e Desenvolvimento" e "Humanidades", sendo líder do último. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B, artigos em Congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.

Marluce Marcondes Gonçalves, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Possui graduação em licenciatura História pelo Centro Universitário UNIFEOB (2012). Pós graduação em Informática na Educação pelo IFSP-SBV (2017). Pós graduação em Design Instrucional pela UNIFEI-Nead (2018). Estuda licenciatura em Filosofia pela UFSJ-Nead (2020). Professora de história, geografia e sociologia na Rede Estadual de ensino de São Paulo.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

LABIGALINI FUINI, L.; MARCONDES GONÇALVES, M. . Marcha das Margaridas e seu ativismo político: uma análise histórica. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 292–314, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30778. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30778. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos