DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.36167Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Adolescente; Grupos Vulneráveis.Resumo
Objetivo: compreender as demandas de saúde mental dos adolescentes sob a perspectiva deles e dos profissionais da atenção primária à saúde. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida com 12 adolescentes e 24 profissionais de saúde no Sul do Brasil. Resultados: a atenção primária à saúde é o serviço adequado para fortalecer os vínculos com adolescentes em sofrimento mental e promover mudanças na direção de suas vidas. Estratégias como acolhimento das queixas emocionais, escuta qualificada, empatia e promoção da autonomia dos adolescentes, alinhadas à rede especializada de cuidados em saúde mental, possibilitam atuar em uma pluralidade de situações que previnem o sofrimento psíquico. Conclusão: percebeu-se a necessidade de implementar políticas públicas voltadas exclusivamente para os adolescentes e que sejam planejadas para atender a todas as suas especificidades. Além disso, essas políticas devem servir de apoio aos profissionais para que, juntamente com a sociedade, possam modificar as realidades vivenciadas pelos adolescentes brasileiros, minimizando barreiras de acesso, equalizando direitos, reduzindo os indicadores epidemiológicos e construindo um futuro mais promissor para essa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.