O ENSINO COMO INSTÂNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DO LÉXICO

Autores

  • Márcia Sipavicius Seide

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v9i1.4005

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar que didatizar pesquisa recente
desenvolvida por pesquisadores brasileiros é uma forma de associar pesquisa
e ensino e que as atividades de ensino também resultam na produção de
conhecimento. Feitas algumas considerações gerais sobre o sistema de produção
e divulgação do saber universitário no Brasil, e, particularmente, no âmbito das
Ciências do Léxico, são descritas e contextualizadas (de um lado, no projeto de
pesquisa de que fazem parte e, de outro, na disciplina de graduação na qual os
conteúdos são ensinados) atividades inerentes à didatização (avaliação crítica das
obras teóricas escolhidas, complementação e aprofundamento das análises propostas
e elaboração de atividades práticas) de modo a mostrar que estas atividades
também são responsáveis pela produção do conhecimento, a despeito de elas não
serem tão valorizadas quanto as atividades ditas de pesquisa

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Publicado

02-08-2010

Como Citar

SEIDE, M. S. O ENSINO COMO INSTÂNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DO LÉXICO. Ideação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. p.41–58, 2010. DOI: 10.48075/ri.v9i1.4005. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4005. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos