CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO CRÍTICO: INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20818Keywords:
Epistemologia, Inclusão de alunos surdos, Teoria do Conhecimento.Abstract
Considerando que nos últimos anos cresceu o número de pesquisas
sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular, o
acesso do aluno surdo à escola, principalmente após a Declaração
de Salamanca (1994) justifica uma investigação sobre o
alinhamento epistemológico destes estudos, principalmente,
aqueles que trabalham diretamente com o sujeito surdo. E assim,
o objetivo principal desta pesquisa é analisar sob alguns
aspectos epistemológicos trabalhados sobre a inclusão do
aluno surdo na escola regular. Nesta pesquisa, além das fontes
bibliográficas recopiladas e lidas, foi realizado um levantamento
sobre o assunto, entre os anos 1999 e 2015 e identificamos três
artigos, os quais foram analisados sob a pergunta: que aspectos
epistemológicos se fazem presentes em trabalhos sobre a inclusão
do aluno surdo na escola regular? A partir de categorias
epistemológicas como essência do conhecimento, efetuamos a
análise dos artigos. Da análise, percebe-se após estudo realizado,
a relevância de uma mudança epistemológica nas ciências
humanas, quando se tratar da construção do conhecimento
científico na área da educação inclusiva de alunos surdos, de
forma a valorizar as diferenças culturais, garantindo aos alunos
surdos a aceitação e o respeito pela sua singularidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.