SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE – A COMPREENSÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.23964Keywords:
Síndrome de Burnout, Universitários, Análise do ComportamentoAbstract
Estudos realizados na última década têm demonstrado uma elevação no número de distúrbios psicológicos em estudantes universitários, afetando a qualidade de vida e o desenvolvimento dessa população. Dentre os transtornos apresentados por universitários a Síndrome de Burnout vem sendo relatada com uma incidência considerável. Investigações sobre a Síndrome de Burnout em estudantes universitários têm sido produzidas com o objetivo de entender como o contexto da educação superior afeta o bem-estar desta população. Entre os principais sintomas da Síndrome de Burnout estão exaustão emocional, despersonalização e sentimento de ineficácia nas atividades realizadas, além de fadiga, depressão e diminuição do desempenho acadêmico. Este estudo se propõe a compreender a Síndrome de Burnout em estudantes universitários, os sintomas mais comuns e as variáveis acadêmicas relacionadas a partir de uma revisão de literatura. Propõe-se também a abordar o problema a partir da compreensão Analítico Comportamental, com o objetivo de esclarecer possibilidades de prevenção e intervenção da Síndrome de Burnout no contexto educacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.