COMO O CELULAR INTERFERE NO TEMPO DE ESTUDO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.24126Keywords:
Celular, Tempo de estudo pessoal, Gestão do tempo.Abstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre a interferência do uso diário do celular sobre o tempo de estudo dos estudantes de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara do 1º semestre de 2019, tendo como referencial teórico os conceitos de interferência de Addam Gazzeley e Larry Rosen e os conceitos da Tríade do Tempo de Christian Barbosa. A metodologia do estudo foi o levantamento, utilizando na coleta dos dados a técnica do Questionário. O recorte qualiquantitativo se deteve sobre o uso do tempo dos estudantes em duas atividades: mexendo no celular e estudo pessoal. A coleta realizou-se durante as aulas de Metodologia dos Estudos Gestão do Tempo da disciplina Proficiência Acadêmica no primeiro semestre de 2019. A amostragem teve 133 estudantes do 1º Período. Sendo 75 mulheres e 58 homens de 2 turmas do período da manhã e 2 turmas do período da noite. Totalizando 84 do período matutino e 49 no período noturno. A idade média dos participantes é 19,4 anos. Os resultados mostram um maior gasto de tempo mexendo no celular; demonstram também menor dedicação de tempo de estudo pessoal em comparação com o tempo mexendo no celular; eles evidenciam que a maioria dos estudantes, noturno e diurno, gasta mais tempo mexendo no celular do que estudando; que os alunos que dedicavam mais tempo ao estudo pessoal gastavam até 2h30min mexendo no celular.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.