EXIGÊNCIAS FORMATIVAS NA PERSPECTIVA DE CLASSE: A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VIÉS DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.24297Keywords:
Educação do Campo, Formação, Ontologia do Ser Social, Classe Trabalhadora.Abstract
A Educação do Campo, à medida em que amplia sua concepção, interrogando a escola e a sociedade em sua conformação para o modelo vigente de sociedade, desencadeia a necessidade de avançar na formulação de referenciais teórico metodológicos emancipatórios, q ue vão para além da educação escolar, conforme gênese da Educação do Campo. O artigo objetiva trazer presente esta dimensão, enquanto necessidade que leva os sujeitos a inserirem se nos embates políticos de seu tempo e, por meio deste envolvimento, ir avançando na possibilidade de "fazer se classe". Assim, encaminha para as perspectivas cunhadas nas teses emancipatórias da classe trabalhadora, fundamentada nos referenciais marxistas da ontologia do ser social, que trazem para a análise a questão do conhecim entona perspectiva da formação humana. Considera se que a Educação do Campo tem condições de continuar produzindo a resistência na medida em que organização e formação se imbricam na luta por uma pedagogia contra hegemônica, mesmo neste momento em que a a dversidades do ciclo regressivo se impõem, colocando uma série de desafios para esta política pública.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.