PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA NO/DO CAMPO: DETERMINANTES EXTERNOS EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24456Keywords:
Prática Pedagógica, Escola Pública, Projeto Político-Pedagógico, Letramento.Abstract
Este artigo resulta de pesquisa sobre a prática pedagógica em escolas públicas localizadas no campo. O objetivo é indicar determinantes externos da prática pedagógica, tais como os projetos que são inseridos nas escolas mediante parceria entre poder público e empresas, sistemas de avaliação da aprendizagem, a condição de letramento e de trabalho dos professores e, o projeto político-pedagógico. Os procedimentos metodológicos de coleta de dados foram: análise documental, observação e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram professores de escolas rurais, na Região Metropolitana de Curitiba. Foram selecionados 14 municípios para a coleta de dados, em 70 escolas. A coleta de dados ocorreu durante quatro seminários intermunicipais de Educação do Campo, realizados nos municípios de Tijucas do Sul, Lapa, Campo Magro e Almirante Tamandaré. Foi possível constatar que há um movimento de mudança da prática pedagógica em função de referenciais da concepção da Educação do Campo, em particular o que diz respeito ao vínculo escola-comunidade, seguido da constituição da identidade da escola e do trabalho com os conteúdos escolares em relação com a experiência das crianças com a agricultura e o trabalho no campo. Embora haja o movimento de mudança na escola, o que predomina na política educacional ainda é a lógica da Educação Rural, manifesta em políticas de fechamento de escolas e de experiências centralizadoras de gestão escolar.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.