DA UNIVERSIDADE À ESCOLA: GESTÃO E ATITUDES LINGUÍSTICAS EM ATIVIDADES DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NO PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25349Abstract
A formação de estudantes universitários não se dá exclusivamente na sala de aula, mas no diálogo com as diversas ações de extensão e projetos de pesquisa dos quais participam; sendo assim, participar de uma atividade em campo oferece desafios e reflexões cotidianas. Partindo desse norteamento, neste artigo pretende-se refletir sobre as atitudes linguísticas (MORENO FERNÁNDEZ, 1998; GROSJEAN, 2011; CALVET, 2002) dos discentes universitários no encontro com crianças de uma escola em Ciudad del Este, Paraguai, por meio da realização de um projeto sobre mediação de leitura, promovido na Tríplice Fronteira. Para tanto, a análise dos dados trará direcionamentos sobre as políticas linguísticas oficiais e as praticadas (SPOLSKY, 2005, 2016; RAJAGOPALAN, 2011, 2013; SOUSA E ROCA, 2015) pela Universidade e na escola paraguaia focalizada, partindo das interpretações sobre as posturas e comportamentos linguísticos da equipe extensionista em contexto plurilíngue (como gestoras das línguas), bem como das discentes participantes das atividdes. A fim de colocar em discussão a situação descrita, optou-se por proceder uma pesquisa qualitativa e interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) a partir dos relatos produzidos pela equipe extencionista. Depreende-se que há alguns desafios no desenvolvimento de um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão ao atuar em um espaço sociolinguisticamente complexo como é o caso da Tríplice Fronteira. Tal contexto reflete a necessidade ampla da formação universitária frente às necessidades e às descobertas experimentadas na própria instituição, na qual o plurilinguismo é cotidianamente vivenciado e insistentemente discutido, como em relação às políticas linguísticas adotadas nas ações que se realizam nas comunidades.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.