O SENTIDO DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA ARTE EM ESCOLAS DO CAMPO: DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E ANA MAE BARBOSA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26093Palavras-chave:
Educação, Ensino da Arte, PedagogiaResumo
Analisa a relação do ensino da arte na Educação do Campo a partir das contribuições do pensamento de Freire para os estudos sobre educação e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, tendo como referência as teorias pedagógicas da educação e a concepção da arte como construção, conhecimento e produção do sujeito. A questão surge a partir da necessidade de se discutir como se constitui o ensino da Arte nas escolas do Campo e seus diversos sujeitos e culturas. A análise das concepções pedagógicas e das teorias de ensino da arte mostra que ainda precisamos avançar, abdicando do ideário eurocêntrico, de forma a romper com as dialéticas tradicionais que invisibilizam saber e culturas. O artigo pretende cooperar para a disseminação de reflexões acerca do ensino da arte na educação do campo.Palavras-chave: Educação do campo. Ensino da Arte. Teorias pedagógicas
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