PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO

Autores/as

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Estadual de Londrina
  • Vanderley Flor da Rosa UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.14005
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Inclusão educacional, Desenho Universal para a Aprendizagem, Planejamento, Atividade pedagógica.

Resumen

Este artigo discute sobre o planejamento de atividades pedagógicas para inclusão a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Parte do problema de pesquisa: de que maneira o planejamento de atividades pedagógicas pode explicitar os princípios da inclusão educacional? Essa questão é relevante, pois quando as intenções inclusivas na educação são sistematizadas, as ações docentes propiciam por meio da organização do ensino para aprendizagem a mediação qualitativa, com o uso de recursos e estratégias adequadas aos alunos. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para subsidiar a produção de um material didático aos docentes para auxiliar no momento do planejamento e avaliação das atividades pedagógicas para a inclusão educacional. Tem como principais referenciais as ideias de Libâneo (2012), Rodrigues (2007), Mantoan (2011) e, Meyer, Rose e Gordon (2002) oferecendo uma contribuição ao campo da prática docente na inclusão educacional diante a organização das atividades pedagógicas empregando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. 

Biografía del autor/a

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza -PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina.

Vanderley Flor da Rosa, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio.

Doutor em Educação, pela UNESP - Câmpus Marilia (2011). Possui Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - ICMC/USP (2001). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1988), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (1993). Atualmente é professor da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN (UTFPR Câmpus Londrina).

Publicado

13-12-2018

Cómo citar

DE SOUZA PRAIS, J. L.; ROSA, V. F. da. PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 166–182, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.14005. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/14005. Acesso em: 16 jun. 2024.