INTERAÇÃO VERBAL E DIALOGISMO COMO MATRIZ PEDAGÓGICA DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Benedita Almeida UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.
  • Larissa Riboli Rede Municipal de Campo Erê - SC.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19402
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Interação verbal, Dialogismo. Alfabetização, Produção de texto.

Resumen

Este artigo apresenta análise de resultados de pesquisa sobre como os conceitos de interação verbal e dialogismo podem contribuir à produção escrita da criança. Com base em estudos que destacam o caráter constitutivo da linguagem, a partir da perspectiva dialógica de Bakhthin e histórico-cultural de Vigotski, analisam-se as interações em duas aulas de produção de texto escrito, uma encaminhada a partir da visualização de uma figura sugestiva e outra planejada com a definição de gênero discursivo, conteúdo temático e leitor. O processo foi registrado, com foco nos encaminhamentos feitos pela professora e na
forma como se deu a interação entre os sujeitos (aluno-aluno, aluno-professora e aluno-produção), na aula. A orientação dialógica foi instituída pela definição do gênero e do leitor, pela interação com outros enunciados sobre o conteúdo temático, a construção composicional e possibilidades estilísticas e pela interação entre os sujeitos participantes do ato educativo. Os resultados apontam que, no início da escolarização (alfabetização),
a explicitação da orientação dialógica na organização do ensino da escrita é fator diretamente relacionado às elaborações discursivas dispostas nas produções escritas das crianças, e que a interação verbal e o dialogismo constituem uma essencial matriz pedagógica ao ensino da produção de texto.

Biografía del autor/a

Benedita Almeida, UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR.

Doutora em Educação. Professora Associada da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa RETLEE.

Larissa Riboli, Rede Municipal de Campo Erê - SC.

Pedagoga pela UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, PR. Professora da rede municipal pública de Campo Erê, SC. Pedagoga larissa_riboli23@hotmail.com

Publicado

13-12-2018

Cómo citar

ALMEIDA, B.; RIBOLI, L. INTERAÇÃO VERBAL E DIALOGISMO COMO MATRIZ PEDAGÓGICA DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 13–32, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19402. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19402. Acesso em: 19 may. 2024.