PAULO FREIRE’S SPIRIT HAS GUIDED MY WORK: CONFESSIONS OF THE FINNISH WORKING-CLASS ACADEMIC

Autores/as

  • Juha Suoranta Tampere University, Finland

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26706
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Pedagogia Crítica, Finlândia, Paulo Freire, Peter McLaren, Revolução.

Resumen

O brasileiro Paulo Freire é sem dúvida um dos pensadores educacionais mais conceituados do século XX. No entanto, na Finlândia, meu país natal, a influência de Freire na pesquisa e nas políticas educacionais tem sido relativamente marginal. No entanto, desde uma perspectiva micro-histórica, o espírito de Paulo Freire tem guiado o meu trabalho acadêmico e de outros, nas margens das ciências sociais e educacionais na Finlândia. Neste artigo, reflito sobre a influência de Freire em minha carreira científica e avalio seu impacto geral nas ciências sociais e educacionais finlandesas.

Biografía del autor/a

Juha Suoranta, Tampere University, Finland

Professor of Adult Education at Tampere University, Finland. He has published in sociology of education, public sociology, and critical pedagogy, and worked as Visiting Scholar at the University of Illinois at Urbana-Champaign in the 1990s and as Visiting Professor at the University of Minnesota in 2005–2006. His latest books are Artistic Research Methodology (2014), Rebellious Research (2014, in Finnish), C. Wright Mills’s Sociological Life (2017, in Finnish), and Paulo Freire, A Pedagogue of the Oppressed (2019, in Finnish).

Descargas

Publicado

01-01-2021

Cómo citar

SUORANTA, J. PAULO FREIRE’S SPIRIT HAS GUIDED MY WORK: CONFESSIONS OF THE FINNISH WORKING-CLASS ACADEMIC. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 187 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26706. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26706. Acesso em: 18 may. 2024.