Objeto direto preposicionado: estudo historiográfico nas gramáticas de Evanildo Bechara e Rocha Lima

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30427

Palabras clave:

Objeto direto preposicionado, Historiografia da linguística, Convergência, Divergência

Resumen

Este artigo, embasado nos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística, tem como objetivo descrever o tratamento dado ao objeto direto preposicionado na Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara e na Gramática Normativa da Língua Portuguesa, de Rocha Lima. Para fundamentar a pesquisa, utilizou-se como aporte teórico as pesquisas de Altman (2019), Batista (2019), Koerner (1989a, 2014), Kuhn (2013 [1962]), Murray (1998). Após a descrição, observou-se que o fenômeno é descrito em oito ocorrências na gramática de Bechara, das quais sete ocorrências são postas de forma obrigatória e uma de forma facultativa. Já na gramática de Rocha Lima o fenômeno é descrito doze vezes, sendo cinco apresentadas de forma obrigatória e sete de forma facultativa. Após as analises, observou-se que os gramáticos apresentam tanto pontos convergentes quanto divergentes no tratamento do fenômeno. Convergem quando compartilham que o fenômeno ocorre antes de pronomes oblíquos tônicos; após verbos que indicam sentimentos; para evitar duplicidade de sentido; quando aparece expressões que indicam reciprocidade; antecedendo o pronome relativo quem; em construções paralelas e associados a um objeto direto pleonástico. Divergem ao passo que Rocha Lima entende que o fenômeno ocorre associando à preposição, quando essa estiver ligada ao vocábulo Deus; quando o verbo transitivo direto apresentar-se de forma impessoal; em pronomes que se referem a pessoas; em nomes que são antecedidos por termos comparativos; quando o objeto direto precede ao verbo; em construções idiomáticas e quando se tem uma preposição com valor partitivo.

Biografía del autor/a

ALCEANE BEZERRA FEITOSA, SEDUC- CE

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI- 2014); Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI- 2016); Mestrado em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI- 2018). 

Publicado

30-06-2023

Cómo citar

BEZERRA FEITOSA, A. Objeto direto preposicionado: estudo historiográfico nas gramáticas de Evanildo Bechara e Rocha Lima. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 185–203, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30427. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30427. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos