O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VIA PROJETOS DE PESQUISA NO PROJETO ESCOLAS INTERCULTURAIS BILÍNGUES DE FRONTEIRA (PEIBF) E SUAS IMPLICAÇÕES PARA OS MÚLTIPLOS LETRAMENTOS.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v13i2.6079Palavras-chave:
chave, ensino bilíngue, fronteira, ensino via projetos de aprendizagem, múltiplos letramentos.Resumo
Este ensaio discute a aquisição de práticas de leitura eescrita em uma experiência de educação intercultural bilíngue pública:
o Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF). Pautado
pela metodologia de ensino-aprendizagem através de projetos de pesquisa,
o PEIBF apresenta-se como uma alternativa quanto às possibilidades
de construção de saberes em sala de aula na nova sociedade do
conhecimento. Através da proposta de um processo de ensino-aprendizagem
significativo e conexo, permite-se que os conteúdos sejam
vivenciados pelos alunos durante as pesquisas e, assim, todo o processo
passa a favorecer significativamente os múltiplos letramentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.