Refletindo sobre pressuposição, argumentação e ideologia: os implícitos nos textos publicitários

Autores/as

  • Letícia Luise Krieger Stein
  • Regina Márcia Gerber

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v8i9.856

Resumen

Partindo da análise de conteúdos implícitos contidos em textos publicitários, apresentamos nossas reflexões acerca de temas como pressuposição, argumentação e ideologia. Para tanto, foram selecionados textos publicitários escritos dirigidos ao público feminino e ao masculino, veiculados em revistas de distribuição nacional em épocas diversas: de 1989 a 2002. Os resultados mostraram que os textos publicitários caracterizam-se por uma linguagem que lhes é peculiar e que visa apresentar o produto de uma maneira atraente e consumível. Além disso, o conteúdo implícito, existente neste tipo de texto, comporta uma visão ideológica que reflete nossos pré-conceitos em relação à mulher e ao homem.

Publicado

01-01-2000

Cómo citar

STEIN, L. L. K.; GERBER, R. M. Refletindo sobre pressuposição, argumentação e ideologia: os implícitos nos textos publicitários. Ideação, [S. l.], v. 8, n. 9, p. p. 77–92, 2000. DOI: 10.48075/ri.v8i9.856. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/856. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos