Da periferia À UNIVERSIDADE: Ações afirmativas para a inclusão de estudantes negros e pobres
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v16i2.8698Palabras clave:
Ações Afirmativas, ensino superior, permanência, ascensão socialResumen
No Brasil o jovem pobre, negro e de periferia, encontra muitas barreiras impostas pela condição de vida, que o impossibilita até mesmo de sonhar em ter uma ascensão social pela via do estudo. Muitas vezes estudar é ter que optar em deixar de trabalhar e contribuir para a renda de sua família. Deste cenário alguns conseguem se sobressair quando têm oportunidade. Esta oportunidade é o cerne da mudança de vida e fator determinante para uma emancipação política e social do sujeito. Nessa perspectiva se fazem muito importantes ações afirmativas, que garantem reserva de vagas para ingresso e bolsas auxílio para manutenção do estudante durante o curso. Em 7 de agosto de 2012 o Senado brasileiro aprovou a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) para estudantes de escolas públicas, combinando também critérios étnicos, raciais e sociais. Porém mesmo antes da aprovação dessa lei, diversas IES praticavam ações afirmativas, como é o caso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Neste trabalho apresentamos a historia e reflexões de uma estudante negra de periferia, que com muito trabalho, dedicação e auxílio de ações afirmativas supera sua dificuldades e se forma no ensino superior.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.