ENTRE O CAOS E O COMPLEXO: CRÍTICA À CONFUSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE O USO PÓS-MODERNO DA CATEGORIA DE CAOS NA SOCIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.13922Palavras-chave:
Pós modernidade, Caos, Dialética, Sociologia, Espistemologia.Resumo
O presente trabalho é resultado de uma reflexão crítica acerca do modo como a categoria teórica de caos e suas supostas implicações como fragmentação e descontinuidade são apropriadas pelos seguintes autores pós-modernos: Michel Maffesoli, Egar Morin, Jean Baudrillard, François Lyotard e Jair Ferreira dos Santos. De maneira geral, o trabalho se concentrará na análise de três pontos utilizados pelo autores pós-modernos para sustentar a ideia de caos na sociedade ocidental atual: 1) a psicologização do social; 2) a transposição de teorias da física para a sociologia; 3) o como conteúdos semióticos são apropriados de modo afirmar que o simbólico se tornou o elemento central na constituição do social em detrimento da materialidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.