A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS TIPOS DE LETRAMENTO E O DISCURSO ACADÊMICO-CIENTÍFICO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v19i1.20819Palavras-chave:
Letramento acadêmico, escrita científica, artigo científico.Resumo
Como um dos objetivos do ensino superior é o compromisso
de angariar esforços a atividades destinadas à promoção do
letramento acadêmico através do trabalho com a escrita neste
contexto, este trabalho busca refletir sobre o conceito de letramento
em geral, para, assim, esmiuçar questões atreladas ao
letramento acadêmico e os tipos de letramento a ele subordinados.
Nesse contexto, é nosso desejo mostrar como se dá o
apagamento da adjetivação acadêmica em detrimento do uso
da terminologia científica no contexto de letramento de diversos
cursos do campo das Ciências Naturais, tendo no gênero
artigo científico o seu principal apoio para a difusão deste tipo
de escrita. Para alcançar este objetivo, ao discorrermos sobre
as questões de letramento, nos ancoramos em autores como
Fischer (2007, 2008), Soares (1998, 2003), Dionísio (2007), Lea
e Street (1998, 2006), dentre outros. Já com o intuito de refletirmos
as questões do gênero artigo científico na difusão da
escrita científica, temos como apoio os estudos de Bakhtin
(1997) e Bakhtin/Voloshinov (2006). Para finalizar, esclarecemos
que o direcionamento da escrita científica ao gênero artigo
científico pode ser considerado um modo de refletir como se
dá a transmissão das informações na sociedade atual. Logo, é o
gênero artigo (baseado na escrita científica) o responsável por
direcionar os letramentos acadêmicos na atualidade.
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