ANÁLISE DO USO DO PAR É + ADJETIVO E DO VERBO PODER EM RECORTES DE PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Talita Lidirene Limanski de Quadros
  • Aparecida Feola Sella

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21226
Agências de fomento

Palavras-chave:

Modalização, Modalizadores, Análise Linguística.

Resumo

O presente texto o analisa emprego dos modalizadores em recortes de textos de alunos do ensino fundamental e médio, de escola pública do campo de uma cidade do Estado do Paraná. Partiu-se da análise de material coletado no banco de dados dos projetos Aplicação e Reflexão Teórica na Sala de Aula: análise linguística como suporte para a produção de textos de alunos de uma escola pública do Estado do Paraná (ART) e Diagnósticos e Aplicação Teórica em Sala de Aula: verificação do rendimento e avaliação do ensino de análise linguística e produção textual de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado do Paraná (DAT). A pesquisa básica, de cunho qualitativo, foi subsidiada por autores que tratam da modalização linguística, como Castilho e Castilho (1992), Neves (2006), Corbari (2008/2013), Koch (2009) e Sella (2011). Objetivou-se interpretar ocorrências dos modalizadores em tela em recortes de textos de estudantes participantes dos projetos supracitados, além de verificar o grau de engajamento dos produtores com o conteúdo enunciado, expresso por meio de tais estruturas. A verificação dessas camadas proporcionou avaliar o grau de engajamento estabelecido com o
conteúdo proposicional. Este estudo permitiu observar que os modalizadores em análise estabelecem noções de ênfase e de atenuação, o que aponta para articulações que indicam
negociações de ponto de vista.

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Publicado

17-12-2018

Como Citar

LIMANSKI DE QUADROS, T. L.; FEOLA SELLA, A. ANÁLISE DO USO DO PAR É + ADJETIVO E DO VERBO PODER EM RECORTES DE PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Ideação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 23–41, 2018. DOI: 10.48075/ri.v19i2.21226. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/21226. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos