DO QUE PRECISAMOS, TODOS PRECISAM: O PROCESSO SAÚDE DOENÇA E AS VULNERABILIDADES NOS TERRITÓRIOS NA ADOLESCÊNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v19i2.21232Palavras-chave:
Adolescência. Política de saúde. Vulnerabilidade em saúde.Resumo
O adolescer como processo histórico tornou-se foco de políticas públicas, das quais destaca-se o fortalecimento dos vínculos entre os jovens e os territórios, entre elas o ProJovem Adolescente. Objetivou-se nesse estudo apreender a compreensão dos sujeitos acerca do processo saúde-doença e as vulnerabilidades nos territórios. Os territórios são espaços comunitários que expressam diferentes configurações, constituindo espaços de vida, de relações, construções e desconstruções de vínculos e que revelam significados atribuídos pelos
diferentes sujeitos. O grupo de participantes foi composto por 51 adolescentes de cinco coletivos ProJovem. Para tanto, foram aplicados questionários e operacionalizados Grupos de Discussão. Os dados dos questionários foram tabulados e os depoimentos foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Vislumbrou-se que a desigualdade social oriunda das contradições da relação capital-trabalho, vividas pelos adolescentes, possui impacto no processo saúde-doença e podem influir tanto na apreensão/reprodução reduzida da saúde, quanto na apropriação do direito à saúde no território sob a forma de redes de proteção formal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.