PERFIL DE VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM IPAMERI - GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.23722Palavras-chave:
Maus-tratos infantis, Adolescentes, Violência, Notificações, Promoção da saúde.Resumo
O artigo pretende traçar um perfil da violência contra a criança e adolescente notificados na cidade de Ipameri, estado de Goiás. Trata-se de investigação descritiva, retrospectiva e quantitativa realizada por meio de análise documental, a partir das fichas de atendimento das ocorrências de violência registradas no Conselho Tutelar, nos anos de 2012 e 2013. Os dados são apresentados por meio de estatística descritiva. Totalizaram-se 546 registros de violência, sendo 338 casos de negligência, 103 casos de violência sexual, 72 casos de violência física e 34 casos de violência psicológica. O sexo feminino é o mais acometido. Em todos os tipos de violência o principal agressor é intrafamiliar e a faixa etária mais acometida é a de cinco a nove anos de idade. A atuação dos profissionais de saúde é fundamental no processo de identificação dos maus tratos, do agressor, favorecendo momentos participativos de educação e promoção da saúde com familiares e a rede de proteção intersetorial local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.