ECOS DO PENSAMENTO SAUSSURIANO NA PROPOSTA DE UMA TEORIA PARA O FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25183Palavras-chave:
Linguística, Funcionamento da Linguagem, Saussure, Jakobson.Resumo
Este trabalho consiste numa tentativa de colocar em relevo a importância do ensino saussuriano para as reflexões teóricas de Roman Jakobson acerca de uma teoria que pudesse explicar o funcionamento geral da linguagem. É importante dizer que não é nossa intenção retomar todo o pensamento de Saussure e tampouco o de Jakobson, mas destacar o caminho feito por esse último para fundar uma proposta de investigação do funcionamento da linguagem a partir da observação de dois mecanismos de elaboração do discurso: combinação e seleção. Apresentamos alguns pontos propostos por Saussure a respeito da Linguística Diacrônica e da Linguística Sincrônica e a crítica de Jakobson a essa secessão, no Curso de Linguística Geral. Dessas duas linguísticas focalizamos, especialmente, a última, visto ter sido o estudo sincrônico da língua que permitiu a proposição das relações sintagmáticas e associativas e auxiliou o estudo de Jakobson sobre as afasias. Assim, o ensaio presente focaliza a relevância da reflexão jakobsoniana sobre a linguagem de um ponto de vista funcional e seus processos estruturadores, com vista ao reconhecimento dos polos metafórico e metonímico como eixos que permitem explicar a linguagem em movimento, no processo de dissolução ou constituição.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.