DA IMPREVISIBILIDADE À ESPERANÇA: DIÁLOGOS COM BOAVENTURA E FREIRE EM TEMPOS PANDÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26519Palavras-chave:
Diálogo, Freire, Boaventura, pedagogia da esperança, pedagogia do vírus.Resumo
No ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, esse artigo pretende aprofundar algumas reflexões do seu legado e a possibilidade de uma atitude comunicativa com os escritos de Boaventura Sousa Santos. O diálogo proposto entre esses autores indica que a reflexão é um processo de conquista, de construção, de criação, que depende da consciência de todos e requer para tanto a abertura a outras racionalidades. Algumas das interpelações deste ensaio teórico sinalizam a potencialização dos sujeitos, com vistas a emancipação social, a partir da pedagogia do conflito, do diálogo e da problematização, perpassando, dessa forma, nosso objetivo textual. Inquieta pensar como as ideias desses autores auxiliam na construção da cidadania, a fim de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A relevância deste texto assenta-se na contribuição ao campo educacional que almeja ser uma forma de intervenção no mundo consciente e dialógico.Finalmente, insistimos na importância do aspecto comunicativo dialógico, crítico e participativo que permeia todo o texto, pois, essa é a solicitação urgente a todos que almejam, esperançosos, por uma sociedade aberta as pluralidades numa hospitalidade convivial.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.